O título acima, é uma paráfrase envolvendo a chegada da Primavera/Verão com o discutível Horário de Verão, extinto em 2019.
A primavera, que sucede o inverno e precede o verão, tem início em 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. Marca algumas mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas, além de ser considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve a ocorrência da floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido. Também é considerada a estação mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos.
Os animais também apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação, sem contar os animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas que, devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.
Quanto ao Horário de Verão, o Ministério de Minas e Energia pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico(ONS) um estudo sobre a sua volta. Contudo, a pasta diz não acreditar que a medida ajudaria a enfrentar a crise energética que o país enfrenta atualmente. “A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno. Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda”.
Porém, órgãos do setor econômico e instituições relacionadas ao clima e ao meio ambiente, defendem a volta do horário de verão, como Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e Iniciativa Energética Internacional (IEI), que alegaram que a medida é necessária para a economia brasileira e que neste momento, qualquer medida que gere economia de água e energia é válida!
Check Also
Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo
O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …