Nos últimos anos, o dólar apresentou alta histórica, chegando a valer mais de R$ 5,80. Deste modo, é preciso entender o motivo das altas e quedas da moeda norte americana, além dos motivos da desvalorização do real frente ao dólar.
O dólar é a moeda tomada como referência mundial, os motivos da economia dos Estados Unidos ter se tornado tão forte ao longo do século XX são diversos. Porém, deve-se principalmente à sua forte estruturação no comércio exterior.
Com a desvalorização do real frente a moeda americana, as importações sofrem com a elevação de custos, de modo a impactar cadeias produtivas que dependem de insumos de países estrangeiros. A consequência disso é o aumento do preço final de produtos importados.
A inflação, significa que os produtos apresentam alta em determinado período, diminuindo o poder de compra do consumidor. Acontece que o dólar é a referência monetária mundial desde o início do século XX, ou seja, a moeda mais respeitada do mundo e predominante nas reservas globais.
Para países como o Brasil, é importante controlar a oscilação do preço atual do dólar para evitar que o Real seja depreciado e prevenir problemas como paralisação do mercado e subida da inflação. Por isso, o Banco Central atua para evitar a volatilidade exagerada da moeda americana, por meio de medidas como a venda das reservas nacionais.
Diante de um cenário de ameaças econômicas, manter a saúde financeira é primordial. Para isso, conte com a IMPACTO AZUL para revisão de juros abusivos de seus contratos de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo bancário e financiamento de veículos.
Saia do vermelho com a Impacto Azul!
Tel.: (11) 3195-7315 WhatsApp (11) 94008-4985 www.impactoazul.com.br