O último censo realizado pela Prefeitura de SP, em 2019, revela que 24 mil pessoas estavam em situação de rua na capital, o que representa um aumento de 60% em comparação ao período de 2015 a 2019.
Criado por Alexandre Zanela em 2020, o “Projeto Formigueiro”, visa amparar essa população fornecendo alimentos e esperança, “é uma transformação social, sobre transformar as pessoas através de uma visão ética da sociedade”, afirma ele.
A ONG se mantém através de doações, sendo elas em dinheiro, comida, roupa ou outros itens. Com a ajuda de voluntários, produzem marmitas e kits de assistência básica para serem distribuídas ao redor de SP.
São feitos mutirões, como o “Café da Manhã Solidário”, feito aos domingos, geralmente na praça Marechal Deodoro e o “Rolezão das Formigas”, às quintas-feiras, em diferentes locais, distribuindo refeições, água, cobertores, carinho e amor ao próximo.
A analogia com o nome do projeto, segundo Zanela, se dá pois “em um formigueiro todos os membros da sociedade trabalham em conjunto e buscam o bem comum’’. Porém, ele esclarece que a ideia não é ser voluntário 24hrs por dia, nem doar quantias de dinheiro que te prejudique, mas o lema da ONG é “transformar o mundo de pouquinho em pouquinho, todos dias”.
Para tornar-se voluntário, entre em contato pelo Whatsapp (11)97863-9142 ou pelo Instagram/Facebook @projetoformigueiro. Você pode também doar qualquer quantia de dinheiro através da chave pix: alexandre.zanela@trtsp.jus.br ou por transferência para Nu Pagamentos S.A – banco 260 – AG: 0001 – conta: 73762151-4 – cpf: 173960538-11.
Home / Comunidade / Projeto Formigueiro traz esperança de dias melhores para população de rua em São Paulo
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …
Sou a Antonia Brito, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.