Home / Especial / Prefeitura iniciará em setembro ações emergenciais para temporada de chuvas
enchentes

Prefeitura iniciará em setembro ações emergenciais para temporada de chuvas

Mesmo diante do atual quadro, sem chuvas significativas, de seca e reservatórios à beira de um colapso, a previsão é de uma primavera e principalmente um verão com fortes chuvas, inclusive acima da média, o que pode parecer um alento aos reservatórios, mas de muita atenção às consequências desses possíveis temporais. Sendo assim, a Prefeitura de São Paulo se antecipou e já publicou no Diário Oficial desta terça-feira (24), a Portaria Pref 1123 que dispõe sobre o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) e regulamenta os trabalhos de prevenção, atendimento emergencial e de assistência social em consequências das chuvas.
“O objetivo do plano é reduzir as ameaças à integridade física da população por conta de possíveis enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos em áreas urbanas”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.
O Plano entrará em vigor em 1º de setembro e seguirá até 31 de março de 2022. A coordenação de operação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio da Coordenação Municipal de Defesa Civil e, inicialmente, o plano será dividido em duas etapas:
I – Preparação – compreendida entre 1º de setembro e 31 de outubro;
II – Execução – compreendida entre 1º de novembro e 31 de março do ano subsequente.
As ações serão operacionalizadas tendo como base critérios técnicos, como o monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observações de campo, os quais também embasarão a definição dos estados de criticidade (observação, atenção, alerta e alerta máximo).
Cada órgão da administração municipal terá suas atribuições, como Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Subprefeituras, Infraestrutura Urbana e Obras, Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Assistência e Desenvolvimento Social. O plano ainda contará com o apoio das secretarias municipais da Saúde, Comunicação, Verde e Meio Ambiente, Habitação. Esportes e Lazer, Educação e a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana.          Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

especial

Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo

O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *