O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova ampliação do horário de funcionamento de comércios e serviços e o fim da restrição de circulação noturna durante a quarentena contra a Covid-19.
Estabelecimentos como bares, restaurantes, lojas e shoppings vão poder operar até a 0h a partir deste domingo (1). Atualmente, o horário vai até as 23h.
A mudança acontece antes de a população atingir alto percentual de imunização completa com duas doses da vacina e no momento em que os indicadores da pandemia estão em queda, mas ainda em patamar semelhantes aos da primeira onda em 2020.
Além da ampliação do horário, o governo também anunciou que a recomendação de capacidade máxima dos estabelecimentos será ampliada para 80%. Antes, o limite recomendado era de até 60%. Na prática, não há lei, multa ou fiscalização para verificar esse percentual.
O que pode funcionar das 6h à 0h?
Estabelecimentos de diversos setores poderão funcionar até a meia-noite a partir desta sexta. Para shoppings, comércio e restaurantes, o governo recomenda que o acesso seja permitido apenas até as 23h, para que o encerramento à 0h seja respeitado. Veja quais são os setores contemplados pela nova regra: Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes (acesso até 23h, permanência até 0h); Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais (acesso até 23h, permanência até 0h); Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética; Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
O que pode funcionar em qualquer horário?
Serviços essenciais, como supermercados e farmácias, já estavam autorizados a operar em qualquer horário. Veja quais são esses estabelecimentos: Mercados; Padarias; Açougues; Postos de combustíveis; Lavanderias; Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô; Transportadoras, oficinas de veículos; Atividades religiosas; Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria; Bancos; Pet shops; Serviços de delivery ou entregas.
Parques estão liberados?
Sim. Os parques urbanos estaduais e unidades de conservação voltam a funcionar em tempo integral a partir de 1º de agosto. Cada parque tem um horário de funcionamento, e as informações de abertura e fechamento podem ser consultadas no site da Secretaria do Meio Ambiente (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/).
O funcionamento normal dos parques municipais da capital paulista já haviam sido liberados.
Até quando valem as regras atuais?
Os novos horários anunciados pelo governo estadual passam a valer neste domingo (1º) e vigoram até 16 de agosto.
A partir de 17 de agosto, o governo afirma que suspenderá completamente o limite de ocupação e de horário de funcionamento dos estabelecimentos.
Home / Comunidade / Bares, shoppings, restaurantes, parques: veja como ficam comércio e serviços em SP a partir de 1º de agosto
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …