Home / Comunidade / Prefeitura instala mobiliário tático no Minhocão aos finais de semana
minhocao

Prefeitura instala mobiliário tático no Minhocão aos finais de semana

A Prefeitura de São Paulo iniciou no sábado (01/05) a instalação de bancos e tablados no Elevado Presidente João Goulart (Minhocão) aos finais de semana. A iniciativa acontece nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e da Praça Marechal Deodoro e terá caráter experimental num primeiro momento.
O mobiliário tático ficará disponível aos sábados e domingos e será retirado em dias úteis, quando a via é aberta ao tráfego de veículos. A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, será acompanhada da abertura de dois novos Centros Abertos que terão ligação, por meio de escadas, à parte superior do Elevado.
O objetivo é tornar o local mais seguro e acessível à população. Em princípio, trata-se de uma medida experimental por tempo indeterminado e que será monitorada pela Prefeitura para avaliar a receptividade dos equipamentos pela população.A iniciativa segue o conceito de urbanismo tático, que busca fazer com que a população se aproprie de determinados espaços urbanos a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo. O método já foi aplicado com sucesso em diversos locais do mundo, como Dinamarca, França, Espanha (Barcelona), Colômbia (Bogotá) e em Nova Iorque, por exemplo, na Times Square.
A valorização de espaços de convivência ao ar livre é uma das mudanças de comportamento nas cidades decorrentes da pandemia. Qualificar cada vez mais esses espaços urbanos é um dever dos gestores públicos diante da mais grave crise sanitária.
A maior parte do mobiliário instalado é de assentos para acomodar e oferecer mais conforto às pessoas. Trata-se de modelos dinâmicos, que poderão ser dispostos de diversas maneiras para atender melhor o público.
Os locais não foram escolhidos aleatoriamente. Por apresentarem áreas movimentadas e com poucas opções de assentos, lazer e possibilidades de transformação, a Praça Marechal Deodoro e o Terminal Amaral Gurgel – situados na parte inferior do Elevado -receberam, no final de 2020, unidades do Programa Centro Aberto. Ele proporciona espaços de convivência com bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica.
O custo estimado para a implantação dos mobiliários na parte superior e inferior do Minhocão foi de R$ 1,8milhão.
A operação e coordenação do Centro Aberto no Minhocão é feita pela SPTuris, a São Paulo Turismo. O trabalho inclui montagem e desmontagem do mobiliário urbano e dos equipamentos de lazer.
No local, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Centro também promove uma ação educativa de prevenção a Covid-19. Será montada uma tenda com uso de banners e faixas com frases para conscientização da população: “A pandemia não acabou” e “A Covid-19 mata”, além da oferta de álcool em gel para higienização das mãos e distribuição de máscaras aos participantes do evento.
Urbanismo Tático – No Elevado João Goulart, a iniciativa decorre de uma demanda por parte dos frequentadores do local que, aos finais de semana, já se apropriam do espaço mesmo sem essas melhorias.
O Minhocão é fechado para o tráfego de veículos aos fins de semana e feriados durante todo o dia e, em dias úteis, das 20h às 7h. O uso do Elevado pela população segue as regras de reabertura da cidade dispostas no Plano SP, do Governo do Estado.
Novos acessos – Para conectar os novos espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do Elevado, a Prefeitura concluiu neste mês de abril a instalação dos dois primeiros acessos de pedestres no Minhocão. São escadas de estrutura metálica que funcionarão, em princípio, por até 24 meses. Paralelamente, a Prefeitura está estudando as condições para instalação de outros acessos definitivos ao longo do Elevado. Além dos acessos e novos espaços de lazer, a Prefeitura finalizará neste mês de maio a instalação dos gradis de segurança na parte de cima do Elevado. O Município também já instalou portões de controle de acesso como forma de garantir a segurança dos frequentadores nos horários de abertura aos pedestres, a partir das 20h de segunda a sexta e durante os finais de semana. Todas essas medidas de segurança foram implementadas a partir das recomendações do Ministério Público.
Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *