Home / Cultura / Calouros da USP com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever em programa
usp

Calouros da USP com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever em programa

Os novos alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas podem se inscrever, desde segunda-feira, dia 29 de março, no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que oferece benefícios sociais.
Entre os tipos de benefícios do programa estão o auxílio-alimentação, o auxílio-livros, o auxílio-moradia (auxílio financeiro) e o acesso às vagas nos conjuntos residências da USP. Todos têm duração de 24 meses, exceto as vagas nas moradias, que requerem reavaliação anual.
“Esta edição do PAPFE está voltada exclusivamente aos ingressantes de graduação que apresentem necessidades socioeconômicas. O processo de seleção será ágil, preciso e eficiente, para que esses estudantes possam contar com os benefícios tão logo comece o semestre letivo. Além disso, para dar segurança e estabilidade aos que estão chegando à Universidade, os benefícios do PAPFE Ingressantes terão duração 24 meses”, esclarece o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, que também preside a Comissão de Gestão da Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil na USP.
Podem se inscrever no PAPFE os estudantes regularmente matriculados, que não possuam título prévio de graduação. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal de Serviços Computacionais da USP (https://portalservicos.usp.br/).
A análise e a classificação socioeconômica são realizadas pela SAS, por meio do Sistema de Avaliação Socioeconômica (SASe). Serão contemplados os estudantes de maior necessidade socioeconômica, de acordo com os recursos disponibilizados pelo programa.
“Neste ano de 2021, pelo menos metade do total de ingressantes da graduação vem do ensino público, que traz consigo uma parcela social e economicamente mais vulnerável da sociedade. Não há dúvida de que o PAPFE é um componente fundamental da política de permanência estudantil da USP. As melhorias incorporadas neste edital são uma forma de a Universidade dar as boas-vindas a estes estudantes”, afirma o superintendente de Assistência Social, Gerson Yukio Tomanari.
O edital PAPFE Ingressantes 2021 está disponível na página da Superintendência, acompanhado do FAQ. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato com a Divisão de Promoção Social da SAS, pelo e-mail papfe@usp.br.
Inscrições
Os alunos ingressantes, regularmente matriculados, podem se inscrever no PAPFE:
Ingressantes Fuvest: até o dia 14 de abril. Ingressantes SiSU: de 15 de abril a 21 de maio
As inscrições devem ser feitas de forma eletrônica, pelo Portal de Serviços Computacionais da USP. Os documentos comprobatórios da situação socioeconômica deverão ser anexados dentro dos prazos estipulados no edital. Apenas os alunos do curso da Escola de Arte Dramática (EAD) devem se inscrever por meio de formulário específico, cujo endereço pode ser solicitado pelo e-mail papfe@usp.br.
A análise socioeconômica será realizada pelos Serviços Sociais dos campi, utilizando critérios unificados preestabelecidos.
O edital do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil 2021 pode ser consultado na página da Superintendência de Assistência Social, que também contém um FAQ com as principais dúvidas sobre as inscrições.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe@usp.br.
Fonte: saopaulo.sp.gov.br

Check Also

celular

Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *