Home / Comunidade / Setor de saúde se reúne contra a medida do governo de SP de aumentar o ICMS de 0% para 18% em meio à pandemia
abimed

Setor de saúde se reúne contra a medida do governo de SP de aumentar o ICMS de 0% para 18% em meio à pandemia

O governo do Estado de São Paulo aumentou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor de saúde de 0% para 18%, em janeiro deste ano. Isso quer dizer que os custos em toda a cadeia de saúde aumentarão. Indústrias e distribuidores de dispositivos médicos e farmacêuticas terão seus produtos impactados com o aumento de preço. E, como consequência, os serviços prestados por hospitais privados, incluindo os filantrópicos, operadoras de planos de saúde, medicina diagnóstica e demais elos que representam as instituições que mais têm ajudado a salvar vidas durante a pandemia de Covid-19, serão drasticamente afetadas pela tributação. No final, isso acarretará no aumento de despesas, de preços e, possivelmente, de demanda no setor público de saúde.
Com o intuito de chamar a atenção da sociedade para esse tema, representantes do setor se uniram e criaram o Movimento Unidos pela Saúde, que engloba nove entidades que representam diversos elos da cadeia, e irão conceder uma coletiva de imprensa com transmissão online para apresentar e discutir os impactos, inclusive no setor público, para o Brasil com o fim da isenção do ICMS em São Paulo.
O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (1/3), às 10 horas.
Estarão presentes:
• Fernando Silveira Filho, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (ABIMED).
• Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO).
• Bruno Bezerra, diretor executivo da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI).
• Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
• Marcos Novais, superintendente executivo da Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE).
• Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
• Bruno Sobral, secretário executivo da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).
• João Alceu Amoroso Lima, presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).
• Carlos Alberto Goulart, diretor de relacionamento institucional do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp).
Para receber o link, é preciso confirmar sua presença respondendo a este e-mail (patrícia.prado@wrestrategica.com.br). Esperamos você!
Movimento Unidos pela Saúde – Data: 1º de março (segunda-feira) Horário: 10h

Check Also

prostata

Câncer de próstata, o mal do homem

O câncer de próstata, atualmente classificado como o segundo tipo mais comum entre os homens …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *