O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (27) a assinatura de mais um contrato para revitalizar asmargens do Pinheiros e aproximar a população deste rio, que é símbolo da cidade de São Paulo. O Consórcio Parque Novo Rio Pinheirosinvestirá, nos próximos cinco anos, cerca de R$ 30 milhões na implantação e manutenção de pista de caminhada, ciclovia, cafés ebanheiros, além de construir acessos para a entrada do público ao local. Os atrativos serão gratuitos e as obras devem ser iniciadas em fevereiro, com previsão de término até fevereiro do próximoano.
“O Parque Novo Rio Pinheiro é um passo na maior obra socioambiental que é a despoluição do Rio Pinheiro. É um investimento de R$4 bilhões do Governo do Estado em execução desde 2019 e, até dezembro de 2022, o Estado de São Paulo entrega o Rio Pinheiros totalmentelimpo e despoluído à sua população, assim como entrega em 12 meses esse Parque Novo Rio Pinheiros”, afirma o Governador.
A nova área de lazer será construída na margem oeste do canal Pinheiros, entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, nazona Sul da Capital, após convênio firmado com a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), responsável pelo espaço. O trechopossui 8,2 mil metros de extensão e estará interligado a outros parques públicos da região.
“Esta é nossa terceira ação no âmbito do eixo revitalização com investimento privado. Tivemos a concessão da Usina SP e daCiclovia da CPTM ano passado. Isto demonstra a confiança do mercado no projeto, cuja base é o saneamento básico. Este conjunto de medidaspara trazer a população às margens permite a apropriação do espaço e a conscientização sobre o cuidado com o rio, afinal ele é detodos nós”, comemora o secretário Marcos Penido. Um novo edital será publicado ainda este ano para complemento do parque no trecho de 8,9 mil metros entre as pontes Cidade Jardim ea Ponte Jaguaré (Retiro). As contrapartidas para os investimentos permitem o anúncio publicitário e a organização de eventos no espaçoconcedido.
Chamamento – O Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros é composto pelas empresas Amarílis – representante do Parque Global -, Farah Service,Jardiplan e Metalu Brasil. O grupo apresentou proposta, após publicação do chamamento público em novembro do ano passado. A seleçãoocorreu em 6 de janeiro e o contrato foi assinado na última semana.
“É um desejo e um direito da população ter o seu rio de volta e desfrutar de uma área cercada de natureza. Mais que arecuperação da paisagem da região, o parque trará um novo significado para a relação das pessoas com o meio ambiente. Estamoscolocando nosso investimento econômico e de energia no projeto pois acreditamos ser um legado para a cidade”, afirma Adalberto Bueno Neto,fundador do Grupo Bueno Netto, idealizador do Parque Global e um dos membros do consórcio.
Novo Rio Pinheiros – O Programa Novo Rio Pinheiros visa despoluir o curso d’água por meio de um grande projeto de saneamento básico, ações demanutenção, além da recuperação das margens com o apoio da iniciativa privada. Até o momento, 150 mil imóveis, de um total de 533mil, foram conectados à rede para serem levados a tratamento. Além disso, 20 mil toneladas de lixo flutuante já foram removidas do leito desde o início do programa, em meados de 2019. Com aredução da carga orgânica e melhora da qualidade da água, o local abrigará novas áreas de convivência, comerciais e escritórios,além dos bicicletários.
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …