Ingredientes:
300g (3 xícaras médias) de farinha de trigo
120g (1 xícara média) de açúcar refinado
1 pacote de fermento biológico seco
Água morna
1 ovo
3 colheres (sopa) de nata
1 pitada de sal
Canela moída a gosto
Noz moscada moída a gosto
Para a farofa:
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
Canela moída a gosto
Noz moscada moída a gosto
Modo de Preparo da Cuca: Misture 1 colher de farinha, 1 colher de açúcar e o pacote de fermento, coloque 1 xícara de água morna, misture bem e deixe descansando por uns 15 minutos para ativar o fermento.
Em uma bacia média, misture o ovo com a nata e o restante da farinha e do açúcar.
Acrescente o fermento ativado, uma pitada de sal nas beiradas, uma pitada de canela e noz moscada. Misture a massa com as mãos para dar o ponto. Ela não pode ficar muito mole e nem dura e seca. O ideal é que esteja grudando na mão, mas que não esteja líquida. Deixe a massa descansar até dobrar de volume.
Polvilhe uma mesa com farinha e abra a massa. Dê mais uma sovada colocando farinha para ajudar e então estique a massa. Coloque o recheio de sua preferência e enrole puxando a massa das pontas para o meio. Coloque em uma forma untada com óleo e leve mais uma vez para crescer.
Modo de Preparo da Farofa: Misture todos os ingredientes (açúcar, farinha, canela, noz moscada e manteiga) até formar uma farofinha e coloque sobre a cuca.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 35 – 40 min. Faça um teste com um palito: se a massa estiver sequinha, a cuca está pronta.
Rendimento: 1 cuca alemã grande Tempo de preparo: 2h30
Check Also
Mesa SP no Memorial da América Latina
Entre os dias 21 a 23 de novembro, o Memorial receberá o Mesa SP, o …