Este ano, as eleições de 2020 terão algumas recomendações por causa da pandemia da Covid-19. São cuidados que mesários e eleitores deverão tomar para diminuir o risco de contaminação. Lembrando que o 1º turno será em 15 de novembro e o 2º turno em 29 de novembro.
Mesários e eleitores terão que usar máscaras nos locais de votação. O uso é obrigatório e não será permitida a permanência ou entrada de pessoas sem máscara.
Nas seções eleitorais será disponibilizado álcool em gel para ser usado antes e depois de votar. O Tribunal Superior Eleitoral pede que todos levem sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
O eleitor não será obrigado a apresentar o título de eleitor, um documento com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação) já é o bastante para conseguir votar.
Horário de votação – Por causa da pandemia e evitar filas e aglomeração, o horário de votação foi ampliado, iniciado às 7h e terminando às 17h. As pessoas com mais de 60 anos, grupo de risco, poderão votar entre 7h e 10h.
Justifique o voto – Se por algum motivo o eleitor não puder comparecer no dia da eleição terá que justificar o porque de não ter ido em até 60 dias.
O eleitor precisa retirar o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser encontrado nos cartórios eleitorais ou no site do TSE. O eleitor poderá justificar também pelo app e-Título.
Check Also
Fapesp: Peso paterno influencia o tamanho da criança ao nascer
Estudo realizado com 89 pares de pais e filhos mostrou haver uma associação entre o …