São Paulo celebra seus 464 anos na próxima quinta-feira, dia 25, com uma grande festa, abrangendo diversos gêneros musicais, do pop ao sertanejo. A Festa da Cidade, patrocinada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e pela Eletropaulo, acontecerá no Vale do Anhangabaú a partir das 11h, se estendendo até as 12h do dia seguinte.
Anitta, Karol Konka, Paula Fernandes e um tributo à Rita Lee farão parte das atrações. A estimativa, com grandes nomes da música popular, é atrair cerca de 2 milhões de pessoas.
A programação comemorativa também terá atividades descentralizadas e acontecerão também em locais como o Centro Cultural Tendal e Teatro Cacilda Becker, ambos na Lapa.
“Conseguimos fazer uma programação potente no Centro. Mas, para garantir que todos tenham acesso e possam conhecer espaços culturais próximos de suas casas, em todas as regiões da cidade, é muito importante que tenhamos também programação nos centros culturais e teatros”, afirma o secretário municipal de Cultura, André Sturm.
A abertura dos shows no Vale do Anhangabaú, em 25 de janeiro, ao meio-dia, fica por conta da cantora Paula Fernandes. A partir das 15h, Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Virgínia e Thiago França fazem um tributo à cantora Rita Lee. A inspiradora desta homenagem é considerada ícone do rock brasileiro e também a “mais completa tradução” de São Paulo, de acordo com Caetano Veloso. Por isso, terá seus principais sucessos como “Desculpe o Auê”, “Flagra”, entre outros, interpretados pelas cantoras convidadas.
Anitta sobe ao palco às 23h15. A artista deverá cantar o atual hit “Vai Malandra”, além de sucessos como “Bang” e “Deixa Ele Sofrer”, entre outros. Na sequência, se apresentam Banda Uó, Jaloo, banda Glória Groove e a cantora Gilmelândia.
Além dos shows, o Anhangabaú contará com objetos infláveis lúdicos, partidas de Gaymada e Hocus Pocus, um tablado de Mágica, além de um palco de karaokê comandado pelo Blocokê. Também fazem parte da celebração de aniversário as festas Discopédia, Savana Som Sistema, Feminine Hi Fi, Calefação Tropicaos, Pilantragi e Baile dos Ratos, que vão avançar madrugada adentro.
Quem quiser curtir a festa no centro da cidade poderá prestigiar apresentações dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo. A Orquestra Sinfônica Municipal, regida por Roberto Minczuk, traz um programa, dia 25, às 14h, com a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes e também o tema e a marcha imperial do filme “Star Wars”, composições de John Williams. O Balé da Cidade apresenta, às 19h, a coreografia “Das tripas…coração”, criada e dirigida por Ismael Ivo, diretor da companhia de dança. Já na sexta-feira (26) , às 12h, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta diversas aberturas de óperas, entre elas “Fosca”, de Carlos Gomes e “Norma”, de Vicenzo Bellini, além da 1ª Suíte de “Carmen”, de Georges Bizet.
A Biblioteca Mário de Andrade receberá apresentações musicais e atividades literárias. Às 11h, Cida Moreira e Roberto Camargo fazem show intimista no auditório. Na parte da tarde, às 16h, a atriz Rosi Campos conduz uma leitura encenada.
A Praça da República recebe, pela primeira vez, a programação do Hip Hop Celebration, com a presença de Sampa Crew, Dexter, Thaíde, entre outros. As performances serão intercaladas com uma batalha de B.Boys e DJs.
Na Lapa
A programação de aniversário estará presente também em outras regiões, como a Lapa, onde haverá a apresentação do espetáculo teatral “Mártir” no Teatro Cacilda Becker, quita-feira, às 21h, e uma programação dedicada ao circo no Centro Cultural Tendal da Lapa, uma referência a esta linguagem artística na cidade, das 10h às 19h do dia 25.
Para mais informações, basta acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/cultura