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Nova ponte Pirituba-Lapa visa desafogar o trânsito da região Noroeste

A ponte Pirituba-Lapa, aguardada há mais de quatro décadas pelos moradores da região noroeste, já tem data prevista para o início de sua construção:  maio de 2019.  Na primeira etapa da obra, prevista para durar 18 meses, serão implantados uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos. Com 900 metros de extensão, o objetivo  é interligar os dois bairros.

A nova via contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus. Ela vai começar na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante,  atravessa o Rio Tietê e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro.  Diante do crescente adensamento da região, o empreendimento trará melhorias para a mobilidade urbana da Região Noroeste da cidade, beneficiando  cerca de 115 mil pessoas que utilizarão a ponte diariamente.

Além da construção da ponte, o projeto contempla três quilômetros de ligação viária, com três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma delas faixa exclusiva para ônibus. O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá melhorias em toda a sua extensão. Uma nova passagem inferior será construída embaixo da linha férrea da CPTM, com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia. Também está prevista a construção de uma via de dois sentidos que vai facilitar o acesso ao Terminal Lapa. Serão realizadas obras de 900 metros de galerias de drenagem, para garantir a captação adequada das águas pluviais.

A implantação do empreendimento vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas de deslocamentos diários. Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão  cerca de 15 minutos diários. Tais mudanças refletirão num menor tempo de viagens, maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestre, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade urbana  e qualidade de vida da população.

Licenciamento ambiental

Uma fase importante para possibilitar o início da implantação do empreendimento acaba de ser concluída. Em 25 de abril, foi expedida a Licença Ambiental de Instalação (LAI n° 03/CLA-SVMA/2019) pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, documento que autoriza o início das obras.

Operação Urbana Consorciada Água Branca

Como parte das intervenções previstas no âmbito da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), o início das obras da ligação viária Pirituba-Lapa depende dos recursos a serem captados por um novo leilão de Certificados de Potencial de Construção (CEPAC’s), cujo projeto de lei está atualmente em tramitação na Câmara Municipal.

Contudo, ciente da importância dessa obra para a região, a Prefeitura de São Paulo não tem poupado esforços para concretizá-la e decidiu empenhar recursos municipais advindos de Fundos para início das obras.

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