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Viaduto Santa Ifigênia entregue à população após maior reforma da sua história

Inaugurado em 26 de julho de 1913, o Viaduto Santa Ifigênia passou oito meses em obras de recuperação estrutural e restauro, iniciadas em fevereiro deste ano, foram entregues no dia 4 de outubro. Portanto, quem anda pela região central, encontra um Viaduto Santa Ifigênia totalmente reformado pela Prefeitura, mas respeitando suas condições originais, além de garantir a preservação histórica desse importante ícone da cidade. Com um investimento municipal de R$ 10 milhões, esta foi a maior reforma já realizada no local.
As obras foram autorizadas pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio, o Conpresp e o DPH, e mantiveram as características originais do viaduto, incluindo as tradicionais pastilhas, além de restaurar elementos arquitetônicos que estavam descaracterizados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infrestrutura e Obras (SIURB), o viaduto estava deteriorado, pois em mais de um século de construção, havia recebido apenas algumas reformas pontuais.
As intervenções foram necessárias após a Prefeitura identificar diversos problemas na estrutura, como armaduras corroídas, fissuras, infiltrações e defeitos no sistema de drenagem. As obras abrangeram a recuperação do revestimento do viaduto, a reconstrução da laje e a impermeabilização da estrutura, visando prevenir novas infiltrações que poderiam comprometer a segurança da via.
As escadas de acesso também foram recuperadas e receberam pintura com tinta antioxidante. Curiosidades acerca da obra revelam o cuidado com a preservação do patrimônio histórico. As novas pastilhas, que são idênticas às originais, foram produzidas sob encomenda em uma fábrica de Tambaú, no interior paulista, devido à dificuldade em encontrar no mercado o material no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Cerca de 7,2 milhões de pastilhas foram recolocadas, totalizando aproximadamente 3.300 m² de piso, respeitando a paginação original. A estrutura metálica também recebeu hidrojateamento de alta pressão, lixamento e pintura. O tom de bege selecionado para os pilares seguiu o mesmo processo.
A recuperação e restauro do Viaduto Santa Ifigênia fazem parte do maior Programa de Manutenção das Pontes e Viadutos da história da cidade, garantindo que ele continue a ser um símbolo de história e beleza para as futuras gerações.

Fonte: capital.sp.gov.br

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