O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será realizado nos domingos, 3 e 10 de novembro em todo o país. Nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), a preparação para a avaliação ocorre durante todo o ano letivo. Faltando pouco tempo para a prova, coordenadoras pedagógicas do Centro Paula Souza (CPS) compartilham dicas e recomendações para os candidatos.
Fernanda Quineli Alves Nagao é coordenadora pedagógica da Etec Prof. Adolpho Arruda Mello, localizada em Presidente Prudente. Ela destaca que é importante se planejar e fazer uma boa gestão do tempo nos próximos dias. “Pode ser mais proveitoso que o aluno dê ênfase aos estudos de temas importantes, como a redação e as disciplinas com maior peso na prova”, orienta.
Fernanda também sugere o uso de ferramentas de aprendizagem, como mapas mentais e simulados. Ela indica que o aluno faça um mapa mental de cada disciplina para revisar a matéria. Além disso, propõe que o estudante responda simulados para treinar o tempo de prova e se acostumar com a avaliação. “Essas estratégias ajudam tanto a fixar o conteúdo, como a identificar áreas que precisam de mais atenção”, esclarece.
A nota da redação pode ser um grande diferencial, pois tem um peso enorme no resultado do Enem. Sendo assim, a coordenadora orienta que os candidatos treinem bastante para melhorar e aprimorar a estrutura de argumentação, coesão e respeito às normas da língua portuguesa. “É importante ficar atento também aos principais acontecimentos políticos, econômicos, sociais e ambientais, pois são temas que podem ser cobrados”, reforça.
Para não colocar toda a preparação em cheque, as coordenadoras concordam que é fundamental se organizar para o dia do exame: Descanse bem na noite anterior, faça refeições leves leves e chegue cedo para evitar qualquer tipo de estresse; Confira com antecedência o local da prova e calcule o tempo de deslocamento; Não esqueça de levar caneta esferográfica preta (transparente) e o seu documento de identificação; Leve água (em garrafa transparente e sem rótulo) e um lanche, como uma fruta ou barrinha de cereal, porque o tempo de prova é longo.
Fonte: saopaulo.sp.gov.br