O Circuito Spcine, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo para impulsionar o setor audiovisual, ampliou sua rede de salas de cinema gratuitas. Agora, os paulistanos podem assistir a filmes nacionais e internacionais em 19 salas distribuídas por toda a cidade. Essas salas exibem desde títulos famosos em festivais internacionais, até os mais recentes que estão em cartaz.
As novas salas estão localizadas nos CEUs São Miguel, Pinheirinho e Parque Novo Mundo. Este é um marco significativo, já que a última inauguração de uma sala pública de cinema ocorreu há oito anos. No total, os CEUs abrigam 18 das 19 salas gratuitas.
Além disso, o Circuito Spcine oferece outras quatro salas com ingressos a preços acessíveis, entre R$ 2 e R$ 4, muito mais baratos do que os praticados em cinemas convencionais. Atualmente, esse projeto da Prefeitura de São Paulo consiste na maior rede de salas públicas de cinema do Brasil e uma das mais significativas da América Latina. Esses espaços foram estrategicamente instalados em regiões desprovidas de salas comerciais, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema e ampliar a visibilidade do cinema nacional.
A Spcine lançou no mês passado o Circuito Azul Spcine, um projeto com programação gratuita dedicada a proporcionar experiências inclusivas e divertidas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
A primeira exibição neste formato ocorreu no dia 23, na sala do Circuito Spcine CEU Butantã, em São Paulo, com o filme “Encanto”, da Disney. Está prevista uma nova sessão por mês. A Spcine também mantém uma plataforma de streaming gratuita, o Spcine Play, com um catálogo de filmes nacionais.
Sessões no Parque Ceret e Biblioteca Mário de Andrade
Até setembro, os paulistanos podem assistir aos filmes exibidos no Cine na Praça, projeto do Instituto Socioambiental Cenários Futuros, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As sessões são realizadas ao ar livre no Parque Ceret, centro esportivo municipal que fica no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, todas as quintas-feiras, às 19h. A temporada vai até 12 de setembro e inclui títulos como “Na Natureza Selvagem” e “Pequena Miss Sunshine”.
Já o auditório da Biblioteca Mário de Andrade, que fica na República, região central , é ocasionalmente transformado em uma sala de cinema gratuita. No mês passado, foram exibidos filmes como “S. Bernardo”, “Cidade Oculta” e “Copacabana mon amour”. Em agosto, o espaço deve receber uma mostra dedicada ao cinema coreano.
Mais informações estão disponíveis no site da Spcine.
https://www.circuitospcine.com.br/
Fonte: capital.sp.gov.br