Com mais dias e palcos, novo formato e nova programação, a Feira do Livro volta a ocupar a Praça Charles Miller, em frente ao Mercado Livre Arena Pacaembu (Estádio do Pacaembu), a partir deste sábado, 29 de junho. Realizado na capital paulista desde 2022, o festival literário gratuito será ainda maior na edição deste ano.
Com nove dias de duração, de 29 de junho até o dia 7 de julho, o festival vai ocupar uma área de 15 mil m² com livros, autores, leitores, expositores e uma extensa programação literária que vai desde oficinas, bate-papos, doações de livros para bibliotecas escolares e comunitárias até ações com professores. A programação será transmitida simultaneamente no canal do festival no YouTube.
Na edição deste ano, a Feira do Livro terá três novos palcos, onde funcionarão os tablados literários, espaços que serão utilizados para debates e sessões de autógrafos.
Entre os dias 1º e 5 de julho, a Feira do Livro trará ainda a Praça de Aula, com debates sobre racismo e antirracismo nas escolas, crise climática e racismo ambiental, saberes indígenas e quilombolas, a história do Brasil e da língua portuguesa.
Rio Grande do Sul: nesta edição haverá uma programação especial toda dedicada ao Rio Grande do Sul, estado devastado por enchentes nos últimos meses. Uma mesa com autores gaúchos, mediada por Titi Müller, homenageará Porto Alegre, cidade que sedia uma feira literária que foi inspiração para a feira paulistana. Também terão mesas sobre essa tragédia climática. Uma mesa só com autores gaúchos que vão fazer uma homenagem a Porto Alegre. Eles vão falar da capital gaúcha, da vida literária de lá e dar um olhar literário sobre as enchentes. Vai ter também debate sobre o racismo ambiental e sobre como uma tragédia como essa afeta principalmente determinadas faixas da população.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br