Home / Saúde e Estética / Saiba mais sobre os sintomas da dengue
dengue

Saiba mais sobre os sintomas da dengue

Dentro das estratégias da SMS para combater a dengue, a informação ocupa um lugar primordial. Por isso, o Portal da SMS preparou uma série de conteúdos com informações sobre vários aspectos da doença, dos mecanismos da infecção por meio do Aedes aegypti até sintomas, orientações para a busca de atendimento e para controlar possíveis focos de proliferação do mosquito.
Quais os sintomas da dengue aos quais as pessoas devem ficar atentas?
É importante prestar atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença, que inicia, usualmente, com uma febre alta, onde a pessoa também vai apresentar dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos, dor muscular, dor articular. Algumas pessoas podem vir a desenvolver manchas vermelhas na pele, que nós chamamos de exantema.
Quais os sinais de agravamento da doença?
A maioria das pessoas infectadas pela dengue são assintomáticas, mas pessoas que manifestam a doença correm o risco de evoluir para quadros de choque e sangramento, que podem se manifestar como pintas no corpo que não desaparecem nem com pressão sobre a pele, como se fosse sangue pisado. Isso é um sinal de alerta muito importante para procurar o primeiro serviço de saúde. Outros quadros que podem indicar gravidade da doença são dores abdominais fortes, vômitos persistentes, quaisquer sinais de sangramento e queda rápida da pressão. Um momento importante é aquele em que a febre desaparece e pode acontecer desidratação e queda das plaquetas, células que impedem o sangramento. Podem ocorrer então sangramentos gengivais ou embaixo dos olhos e, posteriormente, sangramentos graves em vários órgãos.
Existem grupos mais suscetíveis ao agravamento da dengue?
Sim. Pessoas que tenham uma comorbidades, como por exemplo hipertensão e diabetes, devem ficar mais atentas, bem como grupos de risco, como idosos, crianças e gestantes.
O que a pessoa deve fazer em caso de suspeita da dengue?
A qualquer sintoma ou sinal, a pessoa deve procurar um serviço de saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada da rede municipal, com equipes preparadas para receber, averiguar e encaminhar os casos. Caso nesta avaliação o paciente seja considerado de risco e/ou grave, ele será direcionado para outras unidades assistenciais, se necessário. Na suspeita de dengue, será realizado o teste rápido para a doença. Depois da avaliação clínica e de exames, se o caso for confirmado, o médico instituirá a terapia, com tratamento dos sinais e sintomas, uma vez que não existe medicamento antiviral específico para dengue. A introdução rápida dessa terapia reduz o risco da mortalidade de 20% para menos de 2%. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

museica

Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música

Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *