A Prefeitura promove, neste final de semana pós feriado, dias 13, 14 e 15 de outubro, o III Festival Mário de Andrade – 85 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas. Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento gratuito celebra a literatura e o livro, estimulando o debate de idéias, a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens.
O festival ocupa o prédio principal e o edifício anexo da Biblioteca Mário de Andrade, maior biblioteca pública do Estado e segunda maior do país, além da Praça das Artes e outros equipamentos culturais da região central da cidade, trazendo dezenas de atrações artísticas e mesas de debate. Entre os destaques aparecem nomes como Tom Zé, Geovani Martins, Ana Maria Gonçalves, Iara Rennó, Katu Mirim, Sidnei Nogueira, Neli Pereira, Cidinha da Silva, Letrux, Veronica Stigger, Arnaldo Lorençato, Dudu Bertholini e Helena Rizzo, além de um espetáculo inédito encabeçado pela Companhia do Latão, que reflete sobre a presença do circo na literatura de Mário de Andrade.
A Feira de Livros, presente nas edições anteriores, contará desta vez com 52 participantes, entre livrarias e editoras, de grande e pequeno porte e com variados perfis editoriais, aprovadas através de um edital. As bancas ficarão instaladas no entorno da Biblioteca, na Praça Dom José Gaspar e na Avenida São Luís, que terá uma das faixas reservadas para o evento. Neste ano, a Praça também contará com uma rede de comerciantes de alimentos e bebidas, previamente selecionadas por meio de um chamamento público.
Missão Pesquisas Folclóricas – Nesta terceira edição, o festival se constrói em torno da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, que completa 85 anos neste ano de 2023. Idealizada e organizada em 1938 pelo então chefe do Departamento de Cultura da cidade, a Missão percorreu as regiões Nordeste e Norte do Brasil com uma equipe especializada, para registrar as manifestações culturais e folclóricas do país.
O acervo, mantido pelo Centro Cultural São Paulo, reúne instrumentos musicais, gravações musicais e filmes, entre outros. Ao longo do Festival, pela primeira vez fora do Centro Cultural Sã Paulo, uma parte significativa desse material será exposta ao público nas exposições “As Missões do Mário de Andrade: identidades, encantos e desencantos” e “Mário de Andrade e a estética fotográfica modernista”, que ficarão em cartaz na própria Biblioteca. Além disso, fotos desses itens estarão espalhadas ao longo da rua Xavier de Toledo, ao lado da instituição.
Programação – Música, dança, exposições e atividades para as crianças integram a programação da terceira edição do Festival Mário de Andrade. Um dos destaque é a mostra Identidades, Encantos e Desencantos, em cartaz na Sala Tula Pilar da Biblioteca Mário de Andrade, que foi idealizada e organizada pelo poeta, contista, historiador de arte, crítico e fotógrafo brasileiro Mário de Andrade, durante buscas pelos estados Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará para documentar a vida das populações encontradas. A exposição conta com cenas de atividades cotidianas, festas, hábitos e tudo aquilo que revelasse a forma de viver, conviver e o pensar das pessoas
No vão livre da Praça das Artes será apresentada a coreografia Mariofagia. O espetáculo, realizado pela Companhia Jovem de São Paulo, une a voz de Mário de Andrade a diversos colaboradores contemporâneos, desafiando convenções musicais e mantendo vivo o espírito da Semana de Arte Moderna. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Abertas as inscrições para o ICMT Summer Camp 2025
Estão abertas as inscrições para o ICMT Summer Camp 2025, um curso imersivo e gratuito …