Como está a saúde do seu coração? Vital para a nossa sobrevivência, ele é responsável por bombear sangue para todo o corpo, garantindo que tecidos e órgãos recebam oxigênio e nutrientes. Esse importante órgão muscular realiza cerca de 100 mil contrações por dia ao longo de toda a nossa vida, e cada batida de um coração saudável garante o pleno funcionamento do corpo humano.
Dessa forma, é fundamental protegê-lo com hábitos saudáveis, já que a má alimentação, colesterol alto, sedentarismo, estresse, obesidade e tabagismo são alguns dos seus principais inimigos e causadores de doenças cardiovasculares. Considerado o ‘mês do coração’, setembro alerta sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável para preveni-las.
Somente no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença do coração e pelo menos 400 mil mortes são registradas todos os anos em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todos os óbitos no país, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).
Doenças cardiovasculares – Doença cardiovascular é um termo que descreve doenças do coração ou dos vasos sanguíneos, como as doenças isquêmicas do coração (DAC), que resultam da obstrução das artérias coronárias e provocam o infarto do miocárdio, a doença cerebrovascular ou acidente vascular cerebral (AVC), doença arterial periférica, cardiopatia congênita, entre outras.
A chance de doenças cardiovasculares é maior nas pessoas portadoras de doenças crônicas (como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia) e principalmente nos fumantes.
A maior parte tem um desenvolvimento lento e silencioso, muito antes da ocorrência de sintomas e de um evento como o infarto ou AVC. No entanto, há sintomas que podem indicar problemas cardiovasculares, tais como: falta de ar; dor ou desconforto no peito; tonturas e desmaios; palpitações e coração acelerado; inchaço nas pernas, tornozelos e pés; cansaço recorrente; enjoo e até perda de apetite.
O coração em dia – Se você ou algum conhecido tiver sintomas de problemas cardiovasculares, saiba que a rede municipal de saúde conta com atendimento de urgência e emergência nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-socorros Municipais (PSMs). Para acompanhar a saúde do coração, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e possível encaminhamento ao médico responsável.
Um simples check-up de saúde, feito uma vez por ano, com exames clínicos, laboratoriais e de imagem, conforme indicação médica, pode diagnosticar precocemente o aparecimento de alguma doença antes mesmo do início dos sintomas.
A relação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e todos os equipamentos de saúde da capital está disponível no sistema Busca Saúde. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …