Nesta segunda-feira, 11 de setembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco de um seminário que colocou em debate ações para prevenção e enfrentamento da violência no âmbito escolar. A iniciativa do debate foi do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que é professor e tem forte trabalho parlamentar à frente do tema.
Foram quatro horas de um debate onde os participantes buscaram soluções para que a escola seja de fato um ambiente privilegiado de aprendizagem e de desenvolvimento integral dos estudantes. O seminário “A violência no âmbito escolar: Construindo caminhos para a convivência positiva” trouxe importantes idéias e teve por objetivo principal sensibilizar os participantes para a importância de abordar a violência nas escolas, fomentar a troca de experiências e boas práticas entre profissionais da Educação, alunos e demais interessados.
“Conseguimos reunir profissionais da Educação, estudantes, grêmios e integrantes das Comissões de Mediação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação, além dos debatedores que enriqueceram nosso seminário com dados e soluções para buscarmos um ambiente cada vez mais seguro nas escolas. Educação não combina com violência”, disse o vereador Eliseu Gabriel.
Projeto de Lei: ainda durante o evento, o vereador Eliseu Gabriel falou sobre o seu projeto de Lei (PL 523/2022) que cria comissões de proteção nas escolas. Um projeto que já foi aprovado em primeira votação e que em conversa com a Secretaria Municipal de Educação, os ajustes finais serão breves: “Foi um longo processo de construção conjunta de uma lei de proteção às crianças e adolescentes, essas comissões de proteção serão feitas pelos professores e gestores das escolas que estão mais próximas desses alunos e terão mais condições de identificar possíveis violências que essas crianças e adolescentes estão passando. Esse projeto deve virar lei muito breve, já acertamos a forma definitiva do texto com o executivo e deve ir em breve para segunda votação e posteriormente sancionado”, finalizou o vereador Eliseu Gabriel.
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …