Home / Comunidade / Prefeitura inaugura novo Centro de Acolhida em Taipas
centro-de-acolhida

Prefeitura inaugura novo Centro de Acolhida em Taipas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou, nesta terça-feira, dia 29 de agosto, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias – Aldeia Esperança. O serviço dispõe de 100 vagas de acolhimento e está instalado no prédio desativado da Fundação Casa em Taipas, na rua Ilha da Juventude, Região Noroeste da Capital.
O CAE de Taipas começou a receber as primeiras famílias na terça-feira (22) e seis delas, um total de 24 pessoas, já estão acolhidas no local. Os encaminhamentos para o CAE estão sendo realizados pela Coordenação de Proteção Social Especial (PSE) da SMADS e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“Este é um centro de acolhimento especial, um equipamento do Governo do Estado que passou para a Prefeitura. Aqui serão acolhidas famílias com crianças que terão toda a estrutura: refeições como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar; quadra de futebol e aparelhos de ginástica”, declarou o prefeito Ricardo Nunes. No local também será implantado um Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), que ofertará cursos profissionalizantes. “Os moradores poderão se capacitar e se inserirem no mercado de trabalho. São as oportunidades que a cidade tem dado para que as pessoas tenham possibilidade de emprego e renda”, enfatizou Nunes.
Estrutura – O espaço, com mais de 5 mil m² de área, conta com 18 suítes, sendo duas acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Refeitório, cozinha, lavanderia, brinquedoteca, sala de convívio, horta, salas de atendimento, quadra poliesportiva e academia ao ar livre também integram a estrutura.
O prédio foi reformado, revitalizado e adequado para proporcionar o acolhimento mais qualificado e humanizado de pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social. Este é o quarto imóvel da Fundação Casa na cidade adaptado para implantação de serviços da rede socioassistencial da Prefeitura, que é fruto de parceria firmada entre a SMADS e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania.
A administração do novo serviço está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Claret. O CAE para Famílias – Aldeia Esperança está localizado no território da Supervisão de Assistência Social (SAS) Pirituba/Jaraguá. Atualmente, conta com 25 profissionais trabalhando no serviço: gerente, assistente técnico, psicólogo, assistentes sociais, orientadores socioeducativos e agentes operacionais. O repasse mensal da Prefeitura à OSC é de R$ 213.437,23. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *