A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adquiriu mais de 62 mil unidades de cateter hidrofílico, um produto com tecnologia inovadora que permite maior conforto e qualidade de vida aos pacientes que fazem o procedimento de cateterismo vesical intermitente (CVI) que possuem disfunção de origem neurológica ou lesão medular, que causa o esvaziamento incompleto da bexiga.
O lançamento da nota técnica para dispensação do cateter ocorreu no dia 17 de agosto, no Hotel Slaviero Dowtown São Paulo, e contou com a presença do secretário-adjunto municipal da Saúde, Maurício Serpa.
O cateter hidrofílico dispensa o uso de anestésico e é revestido de poliuretano 100% lubrificado. Ele foi desenvolvido conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de proporcionar mais bem-estar aos pacientes, minimizar o risco de lesões na uretra e reduzir o índice de complicações, como infecções urinárias e, em casos extremos, a perda da função renal. Todos os pacientes com perfil para usar a sonda poderão dispor do produto que foi adquirido em todos os tamanhos.
A estimativa de custo anual com o fornecimento dessa tecnologia é de mais de R$ 13 milhões e foi distribuído a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade que possuem pacientes que se enquadram nos critérios de inclusão. Os profissionais das unidades passaram por capacitação técnica para orientar os usuários na utilização. Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde e Estética / Prefeitura adquire cateter inovador que reduz risco de infecções urinárias
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …