Home / Comunidade / Cuidados com alimentos de açougue e peixaria
russomano

Cuidados com alimentos de açougue e peixaria

Higiene é bom e todo mundo gosta! Aqui começam as dicas da melhor forma de consumir produtos animais e derivados. Prevenir é melhor que remediar. O estabelecimento deve estar limpo e sem moscas.
As carnes e os peixes devem estar guardados em câmara fria e não podem ficar expostos em cima do balcão à temperatura ambiente, e sim em vitrinas refrigeradas. O manipulador do alimento deve usar máscara, avental e botas. Tudo deve estar em boas condições de limpeza e com boa aparência. Isso é importante para evitar os mais variados tipos de doença.
Ao lado da bancada de corte da carne, deve haver uma pia com sabão antibacteriano para higiene pessoal. Não aceite carne com sebo ou aponevrose (pelanca) quando da pesagem, pois essa é uma forma de obrigar o consumidor a pagar por algo que ele não quer consumir. Caracteriza afirmação falsa e enganosa sobre a qualidade e a quantidade da carne (com sebo e pelanca o peso aumenta e quem paga é você) e, é crime detenção de três meses a um ano em multa. É ainda, prática abusiva, por  prevalecer-se da ignorância do consumidor para impingir-lhe o produto (CPDC, art. 66 e art. 39 inciso IV).
Você tem o direito de pedir a quantidade de carne que quer levar (não é obrigado a levar uma peça inteira) e que o corte seja feito na sua frente. Não aceite a carne cortada e embalada, prática que virou regra nos supermercados. Exija que a carne seja moída na sua frente, pois alguns açougues misturam corante vermelho à carne de segunda para parecer carne de primeira e você acaba levando para casa um produto adulterado.
O preço das carnes deve estar afixado em tabela e o anunciado tem de ser cumprido (Amparo Legal: artigos 31; 39, incisos I, II, IV e IX; e 66, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor – CPDC; artigo 11, alínea c, da Lei Delegada n.º 4, de 26/9/1962).
Celso Russomanno  é  jornalista e bacharel em Direito, especialista em Direito do Consumidor. Inscreva-se em seu canal do Youtube, mais de 1,2 mil reportagens para você assistir:   www.youtube.com/crussomanno

Check Also

hacasos

A CEIA DE NATAL

O Senhor Venceslau e Dona Olga, cristãos de carteirinha, mantiveram por décadas a tradição de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *