Home / Especial / Santa Marina, 109 anos de tradição fecha suas portas
santa-marina

Santa Marina, 109 anos de tradição fecha suas portas

Diante de uma ordem de despejo ocorrida nesta última quarta-feira, dia 14, o Santa Marina AC fecha suas portas após 109 anos de existência e muita tradição. Mesmo assim, o clube se mobiliza para seguir vivo.
O Santa Marina trava uma luta contra o Grupo Saint-Gobain para seguir existindo. A disputa judicial ocorre desde 2007 e se intensificou em 2017, com um pedido de usucapião pelo clube (a aquisição por tempo de uso) e um processo de reintegração de posse (a tomada do terreno pela multinacional). O clube está localizado na Água Branca, Zona Oeste de São Paulo, e tem terreno avaliado em R$ 86 milhões.
A ordem de despejo encerra todas as atividades do clube. A estrutura e o acervo histórico, porém, seguem com futuro indefinido, já que corre um processo de tombamento histórico. O Santa Marina fechou turmas de futsal e avisou clubes de várzea. Rose Ingegnere, responsável por questões administrativas do clube, contou que, na última sexta-feira, encerrou as aulas e também informou sobre a impossibilidade de alugar o campo para times da várzea.
Entenda a disputa – A multinacional Saint-Gobain se associou à Vidraria Santa Marina em 1960 e é a dona de todo o terreno ao redor. O clube foi fundado pelas famílias operárias que trabalhavam na vidraria. O clube ocupa cerca de 9.600 m², 4% dos 232 mil m² que Saint-Gobain tem naquele quarteirão. Já o Santa Marina tenta adquirir o terreno via usucapião (por tempo de ocupação). Também corre um processo para tombamento histórico.
Posicionamento da Saint-Gobain – Em nota, a empresa afirmou que “sempre esteve disponível e aberta ao diálogo” com o Santa Marina e que foram oferecidas “várias alternativas” para o caso ao longo dos anos.
Em tempo e ainda como último suspiro, os irmãos Francisco e Rose Ingegnere, se apegam na fé: “Eles conseguiram a reintegração de posse, mas ainda temos o processo de usocapião que está correndo… também estamos esperando a resolução para o tombamento, nesta segunda-feira o pessoal do DPH(Departamento do Patrimônio Histórico) estiveram aqui visitando o clube, agora ficamos esperando o resultado, não vamos nos dar por vencidos!”

Check Also

especial

Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo

O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *