Home / Saúde e Estética / CaminhaDown São Paulo celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down com Bike Down, informação, lazer e empatia
sindorme-de-down

CaminhaDown São Paulo celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down com Bike Down, informação, lazer e empatia

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (cuja data oficial é 21/03), acontece neste sábado, dia 18 de março o evento CaminhaDown São Paulo e Bike Down 2023 que tem por tema a inclusão, acessibilidade, produtos e serviços para a pessoa com deficiência intelectual, autismo e síndrome de Down. O evento reúne organizações do terceiro setor e profissionais e neste ano será realizado no Parque Jardim das Perdizes, Passagem Quatro, S/N – Água Branca, parque que possui o Selo de Acessibilidade concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
O CaminhaDown é um evento que acontece simultaneamente em várias cidades brasileiras, por inspiração das caminhadas por arrecadação de recursos que ocorrem também em outros continentes. Na capital paulista, o CaminhaDown São Paulo foi idealizado por Rosana Bignami, professora e mãe de uma pessoa com a trissomia 21 (nome científico da síndrome de Down). A ideia surgiu da vontade de reunir famílias, comemorar as conquistas e definir estratégias pela inclusão, a partir da recusa de matrícula de sua filha em várias escolas do município.
O CaminhaDown São Paulo também é uma rede de apoio à inclusão da pessoa com deficiência intelectual. Em 2021, durante a pandemia, o evento aconteceu online. Neste ano, o evento será presencial e muitos profissionais e organizações já confirmaram presença.
Bike Down – A organização conta também com a participação do Bike Down, um grupo de voluntários liderados por Rosana Ernani, professora e mãe do Fabrício, ciclista com a síndrome. A paixão pela bike levou Fabrício a, desde cedo, querer aprender a pedalar. Aos poucos, foi adquirindo mais segurança e hoje ele vai até trabalhar com a bicicleta. O Bike Down é voltado para as questões da mobilidade das pessoas com síndrome de Down. O pedalar é o movimento do corpo, é a mobilidade e a interação. A liberdade de estar sobre rodas, sentir o vento no rosto, o perfume, o sorriso estampado são conquistas indescritíveis. Além disso, a bicicleta garante que as pessoas com síndrome de Down tenham mais autonomia e autoconfiança.
Cromossomo 21 – É sempre bom lembrar que a síndrome de Down é uma condição genética que se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21. Trata-se de um fator genético condicionante. As pessoas com síndrome de Down podem realizar todas as atividades, estar em sociedade, estudar, trabalhar e levar uma vida com qualidade.
A síndrome traz algumas características como a hipotonia e a deficiência intelectual, mas o apoio multidisciplinar pode fazer com que a pessoa tenha uma vida regular e independente, participando com autonomia de todas as atividades da vida cotidiana. Durante o evento será possível esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a trissomia.
Sobre o evento – O evento conta com vasta programação que inclui caminhada, passeios de bicicleta, clowns e várias atividades adaptadas para todas as pessoas, com ou sem a síndrome de Down. O evento é aberto a todas as pessoas e não requer inscrição prévia. O evento é gratuito.
O CaminhaDown São Paulo e Bike Down 2023 conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

consultoria-na-rua

Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade

Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *