O Observatório da Gastronomia, colegiado vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou nesta quinta-feira, 26 de janeiro, o 1º Encontro de Gastronomia Social da cidade de São Paulo. O objetivo é reunir atores do setor gastronômico e entidades que possuem um viés social, atendendo comunidades vulneráveis.
Realizado no Hub Green Sampa, em Pinheiros, o encontro anunciou oficialmente o 1º Prêmio Gastronomia Social Paulistano, que vai reconhecer e apoiar iniciativas que impactaram na redução de desigualdades, incluindo capacitação gratuita, projetos que contemplem o empreendedorismo nos territórios para populações de baixa renda, programas voltados ao empreendedorismo para imigrantes, propostas de estímulo à alimentação saudável, ao aproveitamento integral dos alimentos, ao combate ao desperdício e projetos voltados à doação de alimentos e fornecimento de refeições à pessoas em situação de vulnerabilidade financeira.
“A sociedade civil teve um papel fundamental no enfrentamento da pandemia, promovendo ações de assistencialismo, oferecendo refeições e ajudando o Poder Público a mitigar os impactos causados pelo isolamento social. A criação do prêmio, assim como a realização deste evento, tem o objetivo de valorizar e dar evidência para estes personagens tão importantes para a cidade de São Paulo e seus habitantes”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso..
O Primeiro Encontro da Gastronomia Social Paulistana, contou com 108 participantes, entre ONGs e Negócios Sociais com depoimentos do chef David Hertz, criador da Gastronomia Social; Edson Leite e Adélia Rodrigues, da Gastronomia Periférica; e Thiago Vinicius, da Agência Solano Trindade. Apoio Mundo Mesa.
Check Also
Mesa SP no Memorial da América Latina
Entre os dias 21 a 23 de novembro, o Memorial receberá o Mesa SP, o …