A bronquiolite é uma condição viral que inflama os bronquíolos, vias responsáveis por transportar o oxigênio para dentro dos pulmões. A doença acomete os bebês, especialmente os menores de dois anos, e afeta o trato respiratório. Nos adultos e crianças a doença pode se manifestar como bronquite, por isso vale ressaltar que, embora tenham nomes parecidos, cada patologia se manifesta de acordo com a faixa etária do paciente.
No caso dos bebês é comum perceber no quadro inicial da bronquiolite sinais parecidos com resfriado. Entre eles, coriza clara, tosse, obstrução nasal, febre, irritabilidade e dificuldade para se alimentar. Nestes pacientes, por serem muito novos e não conseguirem expectorar a secreção, os sintomas podem progredir para tosses mais intensas, dificuldade para respirar e chiado no peito.
Prevenção – O principal causador da bronquiolite é o vírus sincicial respiratório (VSR), pertencente ao gênero Pneumovírus, que tem maior incidência em estações frias e secas como o inverno e o outono, sendo uma das doenças respiratórias sazonais. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), embora não exista vacinação contra este vírus é importante reforçar algumas medidas que previnem os bebês de contraírem a doença: sempre higienizar corretamente as mãos ao segurar um bebê; evitar levar o bebê em locais com pouca ventilação; não permanecer com o bebê em locais onde haja fumaça de tabaco e evitar a exposição do bebê a pessoas com sintomas respiratórios.
As 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são as portas de entrada na rede municipal de saúde, além de equipamentos como as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), estão prontas para prestar os primeiros atendimentos aos sintomas respiratórios, além de realizar encaminhamentos para outros serviços, sempre que necessário.
Vale reforçar que a capital tem um estruturado Programa Municipal de Imunização (PMI). Nele, a SMS disponibiliza o esquema completo de vacinação infantil que previne diversas doenças, incluindo imunizantes como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.
Os endereços para vacinação podem ser consultados na plataforma Busca Saúde (www.buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/). Fonte: capital.sp.gov.br
Home / Saúde e Estética / Saiba o que é a Bronquiolite, inflamação que acomete bebês menores de dois anos
Check Also
Aplicativo pode ajudar deficientes auditivos a consumir música
Com o intuito de incluir as pessoas que possuem alguma deficiência auditiva no universo sonoro …