Desde quarta-feira, dia 18, o Pacaembu reabriu suas portas ao público. Em obras de reforma, modernização e restauro, desde junho de 2021, o Complexo reabre seus portões com atrações para toda a família. O acesso será gratuito e haverá oferta de alimentos e bebidas, campinho de futebol e brinquedos infláveis para crianças.
A reabertura do estádio é uma oportunidade para que a população acompanhe de perto as obras enquanto elas evoluem. “Queremos que as pessoas entrem no Pacaembu e vejam a transformação que está acontecendo. Conseguimos realizar essa ação mesmo com as obras em andamento. Estamos trabalhando para entregar para a cidade um equipamento completamente renovado”, afirma Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, concessionária que assumiu a manutenção, gestão e operação do Complexo Pacaembu por 35 anos.
As obras de reforma, restauro e modernização no Complexo do Pacaembu foram iniciadas em 29 de junho de 2021, seguindo o projeto aprovado pelos Conselhos Estadual e Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e pelas Secretarias Municipais competentes. O complexo será inteiramente restaurado, respeitando e renovando o conjunto arquitetônico original de 1940. Um Edifício Multifuncional de nove andares, quatro deles subterrâneos, está em construção. Em três de seus pavimentos funcionará um hotel, em parceria com a UMusic Hotels, joint venture entre a Universal Music Group, líder mundial em entretenimento baseado em música, e a Dakia U-Ventures, grupo de internacional de investimentos.
O edifício terá, ainda, um centro de eventos e convenções para até oito mil e quinhentas pessoas; além de um amplo estacionamento em seu subsolo. A nova edificação contará, ainda, com um centro de medicina esportiva, um hub de empreendedorismo e inovação e uma unidade da Galleria Continua, uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do mundo. O Complexo terá, também, restaurantes, cafés, bares, lojas e escritórios. E uma passarela pública elevada ligando as ruas Itápolis e Desembargador Paulo Passaláqua. As arquibancadas Leste e Oeste também estão em obras desde o ano passado e, após a renovação, essas estruturas oferecerão mais conforto, segurança e acessibilidade aos frequentadores. Além de abrigar camarotes, uma arena de eSports, espaços para eventos e hospitalidade, novos sanitários e áreas de alimentação.
Allegra Pacaembu é a Concessionária que, em 25 de janeiro de 2020, assumiu a gestão do Complexo Esportivo do Pacaembu por 35 anos. A concessionária prevê investir mais de R$ 500 milhões no bem público tombado, entregando de volta à cidade um equipamento totalmente restaurado e modernizado, respeitando sua história e amplificando seu significado. Será um Pacaembu mais aberto, democrático, inclusivo e plural; um espaço de convivência com ampla oferta de serviços, esporte, cultura e lazer.
O Pacaembu de portas abertas, ainda que de forma provisória, funcionará as quartas e quintas do meio-dia às 22h30; sextas e sábados do meio-dia à 23h30; e aos domingos, do meio-dia às 18h. O acesso “gratuito” será pelo portão principal, na Praça Charles Miller. No local, haverá também uma maquete do projeto em exposição, mostrando como ficará o Complexo Pacaembu após término das obras.
Check Also
Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …