Home / Saúde e Estética / Vacina Pneumocócica 10 Valente previne doença pulmonar, otite e meningite
vacina

Vacina Pneumocócica 10 Valente previne doença pulmonar, otite e meningite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atua durante todo o ano com a vacinação voltada às crianças, seguindo o Programa Municipal de Imunização (PMI). Durante os anos iniciais da primeira infância, os bebês ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento e as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) auxiliam na prevenção e combate a doenças virais e bacterianas. Desta maneira, vacinas como a Pneumocócica 10 Valente desempenham papel fundamental na saúde dos bebês. O imunizante, que em 2022 completou dez anos de introdução no Sistema Único de Saúde (SUS), protege crianças com até dois anos contra a doença pneumocócica, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que provoca doenças pulmonares como pneumonias, além de inflamações do ouvido e a meningite bacteriana.
A meningite é uma doença inflamatória grave que atinge as meninges, tecido responsável por proteger o cérebro e a medula espinhal, e pode ser provocada tanto por vírus quanto por bactéria. O diagnóstico é feito por um médico que, a depender dos sinais e sintomas, determina se a doença tem origem viral ou bacteriana.
A SMS imuniza os bebês da capital com a vacina Pneumocócica 10 Valente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h. A vacinação para este público acontece em três momentos da infância.
Confira o esquema vacinal:
Dois meses de vida – nesta fase aplica-se a primeira dose da vacina Pneumocócica 10 Valente, que protege contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonias, meningites e outras.
Quatro meses de vida – aplica-se a segunda dose da vacina Pneumocócica 10 Valente.
Doze meses de vida – aplica-se a primeira dose de reforço da vacina Pneumocócica 10 Valente. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

consultoria-na-rua

Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade

Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *