Um grupo de 15 artistas, sendo 11 refugiados, produziu uma série de murais em um espaço de 400 metros de comprimento nos muros de um canteiro de obras entre a Avenida Mofarrej e a Rua Othã, na Vila Leopoldina..
Os painéis “representam 32 nacionalidades diferentes e 7 paisagens inspiradas nos países de origem dessas pessoas. Contamos com o talento de artistas que mostram, por meio da arte, a importância do acolhimento e da união entre os povos”, explicou Luciana Capobianco, presidente da ONG Estou Refugiado, que organizou a mostra.
A exposição ao ar livre recebeu o nome de “Cores do Mundo” e homenageia a coragem e a determinação de refugiados pelo mundo. “Precisamos acabar com a xenofobia ainda existente no país”, disse Luciana. Quem apoiou, patrocinou e cedeu o espaço para a intervenção artística foi a empresa Brookfield Properties, por meio de seu setor de ESG (Environmental, Social and Governance – em português: Ambiental, Social e Governança).
Artistas do Afeganistão: Mahboba Rezayi , Matin e Masuma; Angola: Landu Makanda e Paulo Chavonga; Argentina: TEC; Brasil: André Firmiano, Larissa Anne, Nene Surreal e Presto; República Democrática do Congo: Lavi Israel e Shambuyi; Geórgia: Dato Didishvili; Ucrânia: Maximiliano Moroz e Venezuela: Maria Eva.
Segundo a ONG, cada um dos murais retrata um personagem de um país diferente e a obra completa representa a diversidade dessas pessoas, que encontraram no Brasil a possibilidade de construir um novo futuro.
A exposição Cores do Mundo, representa os seguintes países: Afeganistão, Angola, Bangladesh, Burundi, Colômbia, China, Cuba, Etiópia, Filipinas, Gâmbia, Geórgia, Guiné Bissau, Haiti, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Mauritânia, Mianmar, Moçambique, Nigéria, Palestina, Paquistão, República Democrática do Congo, República Dominicana, Senegal, Síria, Somália, Sudão do Sul, Togo, Ucrânia e Venezuela.
Home / Cultura / Cores do Mundo Artistas plásticos refugiados fazem murais de 400m na Vila Leopoldina
Check Also
Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …