Por: Claudinei Nascimento
Evento acontece neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto e faz parte das festividades de 442 anos do bairro. A banda de forró Peixelétrico e a sambista Duda Ribeiro, que participou do The Voice Mais, são atrações confirmadas
Artes, gastronomia, conscientização e muita diversão. É isso que o espera neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto, das 11h às 22h, quando acontece a 3ª Feira de Artes e Gastronomia da Freguesia do Ó, na Rua Simão Velho, paralela à Miguel Conejo.
O evento, produzido pelo Movimento Ecocultural, é parte do calendário turístico oficial do município de São Paulo e vem incrementar ainda mais as festividades de 442 anos do bairro da Freguesia do Ó, um dos mais antigos da cidade.
Artes e gastronomia
Como acontece tradicionalmente, a feira abre espaço para diversas manifestações artísticas, com números de dança, teatro, oficinas, exposições e música dos mais variados estilos. Entre os destaques deste ano estão a banda de forró Peixelétrico e a sambista Duda Ribeiro, que participou do The Voice Mais, ambos com apoio da Casa de Cultura Salvador Ligabue, além de cover de Marília Mendonça, com Lorena, e tributos a Tim Maia, com Monallizza, e Legião Urbana, com a banda Livro dos Dias. Para a abertura do evento, está prevista a apresentação da fanfarra da Escola Estadual Milton da Silva Rodrigues, do bairro Moinho Velho
E como ninguém é de ferro, entre um espetáculo e outro, vale a pena conferir as diversas opções do festival gastronômico, por meio de food trucks que estarão comercializando deliciosas iguarias e uma ampla gama de cervejas artesanais, além de um workshop gastronômico, com a vereadora Sandra Santana-PSDB e o máster chef Hailton Arruda.
Sustentabilidade e serviços
Aliada a muita diversão, o objetivo também é o de promover a conscientização do público para a importância da sustentabilidade , razão pela qual o tema da feira é “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Nos dias do evento, por exemplo, a cooperativa Coopermiti estará recolhendo resíduos eletroeletrônicos fora de uso, a fim de dar um descarte correto aos objetos. Já o projeto Mãos e Mentes Paulistanas priorizou a seleção de artesãos e artesãs que reutilizam resíduos para a confecção de seus trabalhos, que serão apresentados durante o evento. Na mesma linha, o artista Sandro Rodrigues estará expondo painéis de arte feitos a partir de materiais reciclados.
Estão previstos ainda a oferta de alguns serviços. A agência de desenvolvimento Adesampa, por exemplo, terá um estande para apresentar o seu programa de microcrédito para empreendedores.
“O evento colabora para o fomento da arte de rua, gastronomia e promoção do bem-estar da população paulistana, além de funcionar como um instrumento de sensibilização das pessoas para importantes questões ambientais e criar oportunidade de geração de renda e trabalho para expositores de artesanato e alimentação”, diz Jair do Amaral, diretor do Movimento Ecocultural.
A 3 ª Feira de Artes da Freguesia do Ó tem apoio da Cooperativa Crescer, Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a vereadora Sandra Santana-PSDB, entre outros importantes parceiros e colaboradores públicos e privados.