A ansiedade durante a adolescência é muito comum, uma vez que essa fase da vida é repleta de conflitos, planos, anseios, provas e outras questões que colaboram para essa sensação. E a prática da meditação pode funcionar como um auxiliar no controle das emoções, além de ajudar a focar nos objetivos e melhorar o sono e a ansiedade.
Podemos classificar a meditação em ativa e passiva, sendo a primeira feita por meio da movimentação do corpo e segunda com a prática de se sentar imóvel e relaxado. As duas são benéficas para a saúde e o adolescente pode dar preferência à que mais lhe interessar.
Meditação passiva
Para praticar a meditação passiva, o ideal é que a pessoa se sente em uma cadeira, cama, sofá, chão ou qualquer lugar que ela se sinta confortável. Os pés devem estar bem apoiados e a coluna ereta. Uma forma de sentir a respiração para que ela possa ser mais bem controlada, é colocar as mãos em cima da barriga.
É indicada a respiração de três tempos, que consiste em inspirar e contar até três, segurar um pouco o ar nos pulmões e expirar contando até três. Quando a mente estiver em outro lugar, a pessoa deve trazer de volta para a contagem e movimentação do abdômen ao respirar. A meditação deve durar, no mínimo, dez minutos, a fim de acalmar a mente e reduzir o estresse.
Meditação ativa
Já no caso da meditação ativa, o corpo precisa estar em movimento, por exemplo, fazer uma caminhada lenta e silenciosa. Pode ser feita em um ambiente aberto ou fechado, com os pés descalços se desejar.
Existem três movimentos principais de caminhada lenta e silenciosa que são levantar o pé, movê-lo para frente e colocá-lo de volta para baixo. É recomendado manter os olhos fixos no horizonte, sem desviar o olhar. Toda a atenção deve ficar no movimento dos pés.
O objetivo da meditação ativa não é simplesmente ficar absorto na experiência sensorial, mas sim se tornar consciente de quaisquer reações emocionais que surgem durante a prática.
Práticas Integrativas e Complementares
Há mais de 15 anos a SMS oferece dentro de sua rede de cuidados as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que atuam na prevenção de agravos, na promoção e recuperação da saúde. Entre outras modalidades, são consideradas PICS a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui Acupuntura, Fitoterapia, Dietoterapia, práticas corporais e meditativas), Homeopatia, Fitoterapia e Plantas Medicinais, Ayuverda (medicina indiana), Medicina Antroposófica, Termalismo e Crenoterapia, Medicina Antroposófica, Naturopatia, Ioga, Shantala, Dança Circular, Reiki, Arteterapia, Musicoterapia, Quiropraxia, Osteopatia e Terapia Comunitária. Fonte: capital.sp.gov.br
Check Also
Equipes do Consultório na Rua atuam em todas as regiões da cidade
Além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para …