Home / Comunidade / Inaugurado novo Centro para Crianças e Adolescentes em complexo social na zona oeste
centro-para-criancas

Inaugurado novo Centro para Crianças e Adolescentes em complexo social na zona oeste

Nesta terça-feira, dia 19, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou oficialmente o novo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Sabiá, localizado na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, dentro do Complexo Educandário Dom Duarte, no Jardim Esmeralda, zona oeste da cidade.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior, vistoriou as instalações do equipamento acompanhado dos alunos do serviço, que explicaram como é a rotina dos cursos, como são feitas as atividades que em muitas oportunidades são feitas a partir de dinâmicas.
“Ter o poder público atuando diretamente em espaços de convivência e de fortalecimento dos vínculos familiares comunitários, com o objetivo de dar à criança a oportunidade de vivenciar experiências lúdicas, culturais e esportivas, é ter o poder público atuando na promoção de uma sociedade mais justa e mais empática. Se nós conseguirmos plantar sementes de justiça social e empatia por meio de espaços como este, já avançamos muito neste caminho”.
O CCA, que é administrado pela organização Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, possui capacidade para atender 120 crianças e adolescentes com idade entre seis e 14 anos e 11 meses.
Além do CCA Sabiá, que é o terceiro equipamento da mesma tipologia no complexo, a organização conta ainda com outros serviços para a comunidade como Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Centro Dia para o Idoso (CDI) e Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF).
Sobre os CCA’s
A SMADS possui, atualmente, 467 serviços na modalidade CCA, com capacidade de atendimento de quase 69 mil crianças e adolescentes. Esses são serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e recebem usuários com faixa etária de seis a 14 anos e 11 meses, com objetivo de oferecer proteção social para todos aqueles que estão em vulnerabilidade social.
Em geral, nessa modalidade de serviço, os usuários realizam atividades lúdicas, culturais e esportivas que favorecem aquisições para a conquista de autonomia, protagonismo e cidadania mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Fonte: capital.sp.gov.br

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *