A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece nos dias 5 e 6 de julho de 2022, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo; e no dia 7 de julho, na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos. Sob o tema “Culturas digitais: movimentos e possibilidades”, o evento é gratuito e voltado para bibliotecários, profissionais de bibliotecas, educadores e interessados. Com a presença de convidados nacionais e internacionais, a proposta do encontro é apresentar as diferentes formas de contato com o público proporcionadas pela tecnologia, contribuindo para a implantação de um modelo de gestão de bibliotecas híbrido, com total convergência entre o mundo físico e virtual.
As palestras, debates e mesas-redondas do Seminário trazem experiências reais sobre o desafiador processo de transição para a cultura digital e contam com a participação de escritores e especialistas da área, como Aline Bei, Rafael Calça, Sarah Ogembo (Serviço Nacional de Bibliotecas do Quênia), Delfina Lázaro Mateus (Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique) e Mirko Winkelmann (Associação Alemã de Bibliotecas).
Entre os temas abordados estão o acesso equitativo à informação por meio de produtos e serviços digitais, juventudes e cultura digital, a relação entre bibliotecas, leitura e literatura, novos caminhos para a participação digital de bibliotecas localizadas em áreas rurais, a criação de redes culturais colaborativas e competência digital, educação midiática e (des)informação. Após o encerramento das atividades do dia, haverá transporte para a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Criado em 2008, o Seminário integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), que tem como objetivo garantir aos cidadãos do Estado o direito à biblioteca e fazer com que cada equipamento tenha uma relação de impacto social efetiva com seus territórios e comunidades. Fonte: saopaulo.sp.gov.br
Check Also
Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …