Home / Comunidade / ESG, cadê você?
reformas

ESG, cadê você?

Em áreas de circulação, é necessário o uso de piso tátil com cor e textura diferenciadas, facilitando o reconhecimento do percurso para deficientes visuais ou com baixa visão. Por meio dele, as pessoas com deficiência visual conseguem identificar o caminho e os obstáculos, ganhando assim mais autonomia e segurança em sua locomoção. Existem dois tipos de piso tátil, fundamentais para facilitar o dia a dia das pessoas: o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional.
Vejo como importante solução de inclusão, nossa cidade por vezes é referência e existe regulamentação legal para seu uso: Nbr 9050/2020, dentre outras.
Isso é pensar no próximo de verdade, viva São Paulo! Porém, nos últimos meses, um grande número de obras foi realizado no bairro paulistano da Lapa; são quilômetros e quilômetros de calçadas novas, mas o piso tátil não foi aplicado.
Isso despertou a minha curiosidade em saber a real efetividade desse tipo de piso e, para tal, nada melhor do que uma pesquisa de mercado. Lá fui eu encontrar deficientes visuais para lhes perguntar: “O piso tátil ajuda, ou não?” A resposta foi unânime: “Sim, ajuda muito!”. Com base nessa constatação, comecei a prestar mais atenção. Deparei-me com uma situação esdrúxula: numa mesma área, encontramos locais em que o piso foi aplicado e em outros, não.
Qual o critério utilizado pela Subprefeitura da Lapa? Para nós, parece que é apenas para inglês ver!
Meio ambiente, Social e Governança – ESG*, cadê você?
Schapo Marcelo
*A sigla vem do inglês: Environmental (Ambiental, ou Meio Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança).

Check Also

usp

USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio

Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *