De 26/05 a 05/06, o Parque Villa-Lobos receberá a Bienal do Lixo de São Paulo, que é um projeto cultural, tendo a arte como meio de dialogar as relações do homem com o meio ambiente, reunindo obras de arte feitas a partir de material de descarte, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema, além de ser totalmente gratuito e acessível para pessoas com deficiências.
O evento é um projeto realizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo juntamente com as agências culturais La Mela e Usina, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A Bienal do Lixo ocupará uma área de 3 mil m² no Parque Villa-Lobos, onde serão instaladas obras de artistas que têm o material de descarte como base para seu trabalho criativo e cujas obras são exemplos de transformação. Dentre os artistas escolhidos para apresentar obras sobre o tema estão Bordalo II, Ca Cau, Jota Azevedo, Carmem Seibert, Jorge Solyano, Rafael Zaca, Valter Nu, Leo Piló, Afonso Campos, Ubiratan Fernandes e Luê Andradde.
Outras atividades, como oficinas artísticas e painéis de diálogos nos quais empresas e organizações apresentarão ao público como elas vêm investindo em novos processos e modelos de negócios sustentáveis para reduzir o impacto ambiental, também fazem parte da programação. Além disso, uma Mostra de Cinema exibirá filmes sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade, que acontecerá na biblioteca do parque.
Não por acaso o Parque Villa-Lobos foi escolhido para sediar a Bienal do Lixo, pois é um exemplo de transformação e recuperação da paisagem urbana. A área de 732 mil m2 onde está instalado já foi um lixão clandestino, que recebia entulho, resíduos da construção civil, material dragado do Rio Pinheiros, restos de lixo do Ceagesp e de 80 famílias que ali residiam de forma bastante precária. O projeto de recuperação ambiental resultou na remoção de 500 mil m³ e movimentação de 2 milhões de m³ de entulho e terra para acerto das elevações existentes e o Parque foi inaugurado em 1994 depois de amplo projeto urbanístico.
Data/Horário: 26/05, das 17h30 às 22h, 27/05 a 05/06/22, das 10h às 18h. Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros. Site: www.bienaldolixo.com.br Facebook/ Instagram: /bienaldolixo
Check Also
Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo
O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …