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Mais um acidente na Estação Lapa

Em muitas estações da linhas 7-Rubi da CPTM e 8-Diamante, da ViaMobilidade, acessar os trens com segurança é um verdadeiro desafio. O problema é mais grave nas estações Pirituba e Vila Clarice, da 7 Rubi, onde o vão “largo” entre a plataforma e as composições sempre foi motivo de reclamação pelos usuários.
Na 8-Diamante, a situação é parecida. Recentemente, mais precisamente no dia 30 de abril, um passageiro se desequilibrou e caiu no vão entre o trem e a plataforma ao embarcar na Estação Lapa. Neste novo acidente, a vítima sofreu apenas escoriações leves, porém o episódio demonstra, mais uma vez, como as estações da rede necessitam de melhorias urgentes. Muitas delas são antigas e não atendem aos requisitos mínimos de segurança. Para se ter ideia, só no ano passado, as sete linhas da CPTM registraram um total de 363 acidentes desse tipo. Algumas estações, inclusive, apresentam vãos acima de 40 centímetros, quatro vezes mais do que o recomendado pela ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas).
Melhorias: as tão aguardadas melhorias para as estações da 7-Rubi dependem da concessão da linha à iniciativa privada, que deverá ser licitada em lote com o Trem Intercidades (TIC). Por ora, enquanto o TIC não sai do papel, a CPTM implementou uma rampa metálica na Estação Pirituba (Plataforma 1), sentido Jundiaí, para eliminar o desnível. Segundo a própria CPTM, a estrutura tem o objetivo de “facilitar o acesso de passageiros com deficiência e mobilidade reduzida, garantindo acessibilidade nos embarques e desembarques dos trens”. A estação Vila Clarice também possui o mesmo dispositivo na Plataforma 2, sentido Brás.
Já no caso da 8-Diamante, mudanças nas estações Lapa e Imperatriz Leopoldina devem ocorrer até 2023, com o objetivo de reduzir o famigerado vão. Além disso, o contrato inclui o compromisso de unificar as estações Lapa por meio da integração das linhas 7-Rubi e 8-Diamante. Embora próximas, as duas estações, não estão conectadas.

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