A Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura faz parte do Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo em razão da Lei 14.999/09, do vereador Eliseu Gabriel. Neste ano, em sua 11ª edição, ela acontece de 4 a 8 de abril com atividades gratuitas, presenciais e on-line, com programação conjunta com as secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED).
Com o tema central “100 anos da Semana de Arte Moderna”, o evento terá abertura solene em 4/4, no Theatro Municipal de São Paulo, e contará com a presença de cerca de mil estudantes e de professores da rede municipal de ensino e com vasta programação. “É muito significativo levar este projeto para o lugar em que os modernistas se reuniram pela primeira vez, buscando construir uma identidade para a nossa cultura”, ressalta Eliseu Gabriel, que também é professor.
O objetivo da Semana de Leitura é despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura em crianças, jovens e adultos por meio de diversas atividades. Para este ano estão programadas dezenas delas. Vale citar na abertura, no Municipal, a encenação do ator Pascoal Ferreira sobre o poeta Mário de Andrade e um musical do grupo Barbatuques e, claro, as apresentações dos alunos das AELs – as Academias Estudantis de Letras, da SME.
Durante toda a semana, das atividades presenciais merecem destaque a intervenção do Coletivo Poetas do Tietê, que levará para a Av. Paulista (esquina com a Joaquim Eugênio de Lima) a ação “Poesia na Faixa”, declamação de poemas em pleno trânsito agitado de São Paulo. Ela acontece em 5 de abril, ao meio-dia. O projeto de biblioteca volante do Sesc (BiblioSesc); o encontro o os fãs de Harry Potter, na Bibliotca Brito Broca; o curso História e Processos Criativos na Literatura Indígena, que acontece na Biblioteca Mario de Andrade.
Sucesso na última edição, as lives também acontecem agora e marcam a participação do premiado autor José Roberto Torero; da escritora Paula Furtado; da influenciadora no ramo literário Hannah Mathias (@leiaaguria), e muitas outras, como “Macunaíma em HQ: uma conversa com os autores”. Haverá exibições diárias de curtas-metragens, como “Osiba Kangamuke – Vamos Lá Criançada”, com protagonismo para as crianças da aldeia Aiha Kalapalo; e a websérie “Maria e os Insetos” (Cia. Delas), com a história de Maria Sybilla, ilustradora que acompanhou o processo de metamorfose das borboletas e revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. Toda essa programação é on-line e pelas redes Estudo e Leitura.
A programação completa pode ser conferida na aba Agenda do portal Estudo e Leitura e nas redes sociais oficiais da Semana:
https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/
instagram.com/estudo_leitura
facebook.com/estudoeleitura
youtube.com/estudoeleitura
Check Also
Projeto que proíbe celulares nas escolas em SP é aprovado e segue para sanção do governador
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em votação ocorrida nesta terça-feira, 12 …