No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão. Para celebrar a data, a Prefeitura de São Paulo expandiu sua programação durante o mês, visando apoiar a geração de renda, a qualificação e o acesso ao mercado de empreendedores manuais e artesanais paulistanos.
Durante o período, diversos artesãos credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, poderão expor os seus produtos nas mais diversas regiões da Capital.
“O artesanato é considerado um meio de expressão e preservação das culturas locais, que valoriza o trabalho de diversas pessoas e comunidades, além de uma alternativa sustentável de consumo. Com o artesanato, diversos paulistanos também podem gerar renda, processo que foi ainda mais potencializado durante a pandemia, quando muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se reinventar”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Por este motivo, estamos ampliando cada vez mais nossa série de ações e iniciativas de fortalecimento do setor, seja por meio da realização de feiras ou de qualificação profissional”, complementa.
O artesão é aquele que exerce sua arte por meio de um trabalho manual e suas peças são únicas e não podem ser elaboradas em série pelas indústrias. Pensando nisso, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, lançou em março de 2019 o Mãos e Mentes Paulistanas. Valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor de artesanato e manualidades para promover qualificação e geração de renda são alguns dos objetivos do programa.
As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado; e participação em eventos. Desde a sua criação, o programa já credenciou mais de 2 mil artesãos paulistanos, além de qualificar mais de 500.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. O setor é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de brasileiros e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.
Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.
Confira a programação completa das feiras de artesanato do Mãos e Mentes Paulistanas no mês de março:
Sacolão Cidade Tiradentes. Avenida dos Metalúrgicos, 2.229 – Cidade Tiradentes. Dias 12 e 19/03 das 10h às 16h.
Vila Itororó. Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista. Dias 12/03 das 10h às 19h, 13/03 das 9h às 17h, 19/03 das 10h às 19h e 20/03 das 10h às 19h.
Mercado Municipal do Ipiranga. Rua Silva Bueno, 2109 – Ipiranga. Dia 12/03 das 10h às 16h.
Mercadão das Flores. Rua Hayden, 105 – Vila Leopoldina. Dias 12 e 19/03 das 9h às 17h.
Cresan Butantã. Rua Nella Murari Rosa, 40 – Jardim Olympia. Dia 19/03 das 10h às 16h.
Largo da Matriz, s/nº – Freguesia do Ó. Dias 19/03 das 11h às 19h e 20/03 das 13h às 19h
Ipiranga. Rua Aida, s/n° – Vila Carioca. Dia 20/03 das 10h às 17h
Check Also
USP: Primeira planta de conversão de hidrogênio
Nas próximas semanas entrará em operação, no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), …