Home / Saúde e Estética / 2º encontro do Modera SP com novidades e troca de experiências
modera-sp

2º encontro do Modera SP com novidades e troca de experiências

No dia 27 de março, a Coordenadoria de Atenção Básica (CAB), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o 2º encontro da equipe técnica do programa Modera SP. Desde o seu lançamento pela Prefeitura de São Paulo, em abril de 2024, o Modera SP registrou 56 mil acessos, mais de 40 mil usuários cadastrados e realização de 23 mil avaliações Audit (Alcohol Use Disorders Identification Test, método criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estas avaliações detectaram mais mil pessoas com um nível de consumo alcoólico considerado de risco, o que resultou em mais de 200 pacientes já contatados e em acompanhamento pelos serviços de saúde.
O evento, que reuniu trabalhadores de equipamentos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de todas as regiões, marcou o primeiro ano do lançamento do programa Modera SP, ferramenta inédita disponível dentro do app e-SaúdeSP para avaliação e prevenção do consumo de bebidas alcoólicas.
As mesas de abertura do evento na parte da manhã e da tarde contaram com a presença do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, do secretário-adjunto Maurício Serpa, da secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, da coordenadora de Atenção Básica (CAB), Giselle Cacherik, do chefe administrativo de comunicação, Jonathan Muniz, e do coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), Felipe Soares Neves.
Luiz Carlos Zamarco enfatizou a importância do Modera SP dentro da estratégia da SMS de proporcionar cada vez mais qualidade em saúde. “Temos feito uma série de melhorias nos equipamentos, mas além disso estamos investimos na qualidade do atendimento e o Modera SP é isso, ele por um lado atua na conscientização das pessoas sobre o padrão dos seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e do quanto ele está próximo ou distante do que é considerado um consumo nocivo de álcool, e por outro permite que as equipes de saúde, ao serem notificadas dos casos mais graves, atuem no sentido de acolher e ajudar esse indivíduo.”
A programação do evento foi dividida entre divulgação dos resultados alcançados pelo Modera SP, lançamentos, compartilhamento de experiências exitosas e reconhecimento.
No que diz respeito aos lançamentos, os profissionais foram apresentados à 2ª edição do manual do Modera SP, revista e ampliada que, de acordo com a assessora técnica de Saúde Mental da CAB, Adriana Brazão, é um “documento vivo”, construído a partir dos retornos dos territórios. Segundo ela, a ideia é que o manual apoie, por exemplo, a avaliação, pelas próprias equipes, de pacientes que não têm acesso ao aplicativo e-saúdeSP ou têm dificuldades na sua utilização. Por meio de uma série de anexos que vão do questionário Audit até material de apoio para diário de consumo de álcool, o manual ajuda a equipe a levar a proposições do Modera SP para o dia a dia da unidade de saúde.

Check Also

vacinacao

Campanha de Vacinação contra a Gripe 2025

A Prefeitura de São Paulo inicia nesta sexta-feira, 28 de março, em toda Capital, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *