O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio e foi criado para celebrar esse prensado de carne redondinho muito famoso em vários países. Onde quer que você vá, é quase impossível que não tenha um só bar ou restaurante que sirva um hambúrguer. Na história moderna, lá no início do século XX, a nova versão teria sido criado na Alemanha, na cidade de Hamburgo e daí a origem do seu nome. Depois levado por imigrantes aos Estados Unidos, onde ganharia as lanchonetes e as multinacionais de comida rápida, que se encarregariam de espalhá-lo pelo mundo inteiro. Se os americanos não o criaram, eles acrescentaram o pão ao hambúrguer e para juntar complementos como queijo, molho e salada foi um pulo!
Já no Brasil, o hambúrguer chegou quando o americano Robert Falkeburg abriu a primeira loja Bob’s em 1952, em Copacabana. No cardápio também havia sundae e milk-shake, e as novidades ganharam a preferência dos cariocas, logo dos brasileiros.
Porém, a história do hambúrguer começou bem antes do que se possa imaginar. A iguaria tem um passado remoto, lá nos anos 1600. Foi durante o império do conquistador mongol Gengis Khan. O desbravador de territórios e seu exército imenso se locomoviam muito entre cada batalha, e precisavam de um “combustível” que garantisse energia e força. Para garantir isso, os homens de Gengis Khan armazenavam carne entre a cela do cavalo e o animal. O que fazia com que o alimento ficasse prensado e conservado. Desse misto nada higiênico, surgiu o que viria a ser séculos depois o famoso hambúrguer.
Com o passar dos anos, a carne prensada foi sendo adaptada conforme as culturas de cada civilização que a consumia. Dessa maneira, da original carne bovina surgiram também versões de calabresa, carne suína, de frango e até veganas.
Já no mundo após as grandes guerras, o hambúrguer começou a ganhar espaço nas metrópoles como a comida rápida e saborosa que garantia energia. Começavam a aparecer então os lanches: X-salada, X-maionese, X-bacon, entre outros. Fato é que, o hambúrguer conquistou espaço definitivo nas mesas e balcões. Sendo que o prato foi tão adiante, que hoje, até mesmo quem não come carne, pode saborear uma versão vegetariana ou vegana, que não deixa de ser um hambúrguer, afinal, leva o mesmo formato e tradição em outras misturas.
Portanto, anote aí na sua agenda: 28 de maio é o Dia Mundial do Hambúrguer, mas por quê não hoje? Bom apetite!
Check Also
Mesa SP no Memorial da América Latina
Entre os dias 21 a 23 de novembro, o Memorial receberá o Mesa SP, o …