Home / Especial / 19 de Novembro – Dia da Bandeira Nacional
especial

19 de Novembro – Dia da Bandeira Nacional

A primeira bandeira do Brasil foi criada e apresentada poucos dias depois da independência do Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Mas a atual bandeira brasileira foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.
A bandeira do Brasil foi oficialmente apresentada no dia 19 de novembro de 1889 e foi adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil, que na época era o marechal Deodoro da Fonseca. O decreto determinava a permanência das cores, e as mudanças que aconteceriam na bandeira.
Quanto a Geometria da nossa Bandeira: As grandes mudanças da atual bandeira brasileira com relação a do período imperial foram as seguintes:
O losango amarelo teve seu tamanho redimensionado. O símbolo de Armas do Império que estava no centro da bandeira imperial foi substituído pela esfera azul republicana.
No centro da esfera, foi adicionado um lema positivista escrito “Ordem e Progresso”. Foram adicionadas estrelas brancas como representação dos estados brasileiros.
Atualmente, a bandeira e outros símbolos nacionais (Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional) estão normatizados na Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971, e essa lei sofreu algumas alterações por meio da Lei 8.421 de 11 de maio de 1992. Como cada estrela na bandeira corresponde a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal, essa lei de 1992 também foi responsável por acrescentar novas estrelas na Bandeira Nacional, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Origem das cores da bandeira do Brasil – Durante a educação infantil, muitos de nós aprendemos que as cores da bandeira representam o ouro, a flora e os céus do país. Mas infelizmente essa interpretação está incorreta, uma vez que as cores da bandeira têm seu significado e origem repousados em acontecimentos relevantes da história portuguesa. Como d. Pedro era filho de um rei português, a herança da cultura portuguesa na composição de nossa bandeira foi inegável. Entenda a origem das cores:
Verde: essa cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Essa cor passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média.
Amarelo: essa cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Outra observação importante é que o amarelo era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual d. Leopoldina (esposa do imperador) era membro.
Azul e Branco: essas cores remontam ao Condado Portucale, condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado foram escolhidas pelo d. Henrique da Borgonha.
De qualquer forma, geometria ou cores à parte, os símbolos nacionais tem que serem respeitados e mais, serem motivos de orgulho de cada nação!

Check Also

especial

Domingo é dia de decisão em 2º turno para a Prefeitura de São Paulo

O novo prefeito da cidade de São Paulo será definido apenas em 2º turno, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *