Celebrado em 10 de julho, o Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças oculares. Os problemas oculares podem ocorrer em todos os tipos de pessoas, sobretudo, em idosos, que devido ao processo de envelhecimento passam por alterações na visão, advindas de fatores naturais ou não. Catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade são algumas das doenças que mais acometem a saúde ocular da população idosa.
Somente no estado, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), foram realizados 3.964 procedimentos clínicos ambulatoriais por glaucoma em 2023. De janeiro a abril deste ano, foram 1.289 casos. Causada por uma pressão intraocular elevada, a doença pode levar a perda gradual da visão e se não tratada, pode causar cegueira.
Casos como glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degeneração macular, entre outros, existem medidas que podem evitar o desenvolvimento ou o agravamento dos problemas oculares, como: consultar regularmente o oftalmologista; ter uma alimentação balanceada; controlar doenças crônicas; descansar a visão, pois reduzir o cansaço visual causado por exposição a dispositivos eletrônicos ou luzes é fundamental para a saúde ocular. Além disso, é necessário fazer o uso correto dos óculos de grau e lentes de contato, quando indicadas, para evitar danos progressivos à visão.
Acesso à rede especializada
Aqueles que são mais frequentemente acessados pelos pacientes da Reabilitação Visual incluem terapia ocupacional, nutrição, assistência social, orientação e mobilidade, e ortóptica.
Fonte: saopaulo.sp.gov.br